Intro

No curso Linux – Administração serão abordados os seguintes temas: aceder ao sistema; administrar o sistema de arquivos; administrar o ambiente gráfico; configurações da arquitectura de hardware; gerir pacotes; gerir processos; efectuar as tarefas de administração Linux; controlar os processos de boot; configurar serviços do sistema; configurar múltiplos serviços de rede no sistema.

Objetivo

O curso Linux – Administração visa dotar os participantes dos conhecimentos técnicos e experiência nas tarefas de administração mais básicas, tais como: Entender o fenómeno Linux; Explorar a consola de texto e a GUI e aprender os processos do sistema.

Pré-Requisitos

Ter frequentado o curso de Linux – Fundamentos ou ter conhecimentos equivalentes.

Programa

  • Instalação de sistema operativo edição Servidor
  • Utilização do Terminal
  • Gestão de pacotes
  • Gestão de Utilizadores e Grupos
  •  Gestão de Discos e Volumes
  • CRON
  •  Arquivos
  • Administração de serviços e processos
  • Redes
  • Utilitários
  • Serviços de Rede – Instalação e configuração dos seguintes serviços:
  • Segurança e Troubleshooting

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais que necessitem iniciar-se na Administração, aumentar a segurança e introduzir novos sistemas Linux em uma rede.