Intro
No curso Linux – Administração serão abordados os seguintes temas: aceder ao sistema; administrar o sistema de arquivos; administrar o ambiente gráfico; configurações da arquitectura de hardware; gerir pacotes; gerir processos; efectuar as tarefas de administração Linux; controlar os processos de boot; configurar serviços do sistema; configurar múltiplos serviços de rede no sistema.
Objetivo
O curso Linux – Administração visa dotar os participantes dos conhecimentos técnicos e experiência nas tarefas de administração mais básicas, tais como: Entender o fenómeno Linux; Explorar a consola de texto e a GUI e aprender os processos do sistema.
Pré-Requisitos
Ter frequentado o curso de Linux – Fundamentos ou ter conhecimentos equivalentes.
Programa
- Instalação de sistema operativo edição Servidor
- Utilização do Terminal
- Gestão de pacotes
- Gestão de Utilizadores e Grupos
- Gestão de Discos e Volumes
- CRON
- Arquivos
- Administração de serviços e processos
- Redes
- Utilitários
- Serviços de Rede – Instalação e configuração dos seguintes serviços:
- Segurança e Troubleshooting
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais que necessitem iniciar-se na Administração, aumentar a segurança e introduzir novos sistemas Linux em uma rede.