Intro

Quando falamos em design falamos de todo o trabalho de criação que visa a comunicação de ideias.

Uma constante no nosso quotidiano, encontramos para onde quer que olhemos representações de Design Gráfico, seja em livros e revistas, logótipos de marcas, sinalização, anúncios publicitários, sites que vistamos online, embalagens dos produtos que consumimos… estamos rodeados de representações gráficas, de imagens que permitem às marcas comunicarem connosco.

Mas o design vai além da sua mera representação gráfica. Embora o Design Gráfico seja a vertente mais “popular”, temos também o Post-Production e Motion Design que é o recurso que “dá vida” ao design gráfico através da animação. Uma técnica que cresceu muito associada aos videojogos, o Motion Design é como o nome indica “design em movimento”, misturando conceitos de design e cinema. Considerado hoje um formato excecional de grande impacto visual, o Motion Design permite comunicar, através de uma narrativa em movimento muitas vezes acompanhada de som, de uma forma envolvente e divertida. 

O aumento da variedade de canais através dos quais as marcas podem comunicar com os seus clientes, gerou uma multiplicidade de formatos possíveis para comunicar.

A par deste aumento, as marcas viram-se perante a necessidade de criar imagens visualmente apelativas e atraentes, para conseguirem captar a atenção dos seus clientes e apresentarem-lhes os seus produtos e serviços, aumentando a notoriedade da marca e promovendo o negócio.

E com a ajuda de profissionais qualificados na área de Post-Production e Motion Design, que aliem a criatividade ao conhecimento aprofundado das principais ferramentas utilizadas, as marcas conseguem criar estas imagens

Post-Production e Motion Design são duas das atividades do foro criativo com maior crescimento no mercado atual, associadas ao processo criativo e técnico que recorre a vídeos e imagens em movimento para comunicar, estimular e entreter.
O profissional da área de Post-Production e Motion Design é um criativo que se deixa encantar pelo design enquanto expressão de movimento e que desenvolve a sua atividade utilizando programas de edição de vídeo, para produção de suportes visuais digitais.

Esta #FLAGtalk poderá ser do teu interesse:

Badge FLAGProfessional Post-Production & Motion Designer

Ao concluíres com aproveitamento esta formação, receberás um badge digital para partilhares com a tua rede profissional online.

Sabe mais sobre os badges digitais aqui.

Objetivo

No curso de Post-Production e Motion Design pretende-se dotar os formandos de todos os conhecimentos teóricos e competências necessários para ingressar no mercado de trabalho e assumir uma atividade profissional nesta área, em gabinetes de design, agências de publicidade, agências multimédia, produtoras de vídeo e de televisão.

Pré-Requisitos

Para frequentar o curso FLAGProfessional Post-Production e Motion Design os interessados deverão ter conhecimentos de Sistema Operativo (Windows ou MacOS) na ótica do utilizador.

O participante no FLAGProfessional Post-Production e Motion Design deverá também ter gosto/apetência pelo design enquanto expressão de movimento.

Programa

  • Teoria do Design (3h)
  • Comunicação Visual e Cultura Visual Contemporânea (6h)
  • Direção de Arte (9h)
  • Tipografia (6h)
  • Teoria da Cor (6h)
  • Adobe Photoshop (30h)
  • Workshop: Adobe Photoshop para Vídeo (9h)
  • Adobe Illustrator para Motion (15h)
  • Fundamentos de Motion Graphics Design (6h)
  • Adobe After Effects (30h)
  • Adobe After Effects Avançado (30h)
  • Workshop: Pipeline e Workflow em Motion Graphics Design (3h)
  • Projeto (12h)
  • Cinema 4D (42h)
  • Workshop VFX: Integração Cinema 4D e AE (3h)
  • Projeto (18h)
  • Teoria do Projeto Audiovisual: Pré-produção, Produção, Pós-produção (3h)
  • Workshop: Estrutura de argumento (6h)
  • Workshop: Planificação, Storyboard/Moodboard, Framestyles (6h)
  • Workshop: Técnicas de produção (6h)
  • Conceitos de som e iluminação (9h)
  • Técnicas captura vídeo (6h)
  • Teoria e técnicas de edição de vídeo (6h)
  • Teoria de Vídeo (formatos, conteúdos) (9h)
  • Adobe Premiere (24h)
  • Sound Design com Adobe Audition (9h)
  • Projeto (15h)
  • Workshop: Adobe Media Encoder (render, conversão e distribuição digital) (3h)
  • Workshop: Distribuição de Vídeo em Redes Sociais (6h)
  • Projeto Final (18h)

Destinatários

Todos os interessados em iniciar ou consolidar uma atividade profissional como Pós-Produtor de Vídeo, Animação e/ou Motion Designer, Vlogger e Videografo.

Note-se que os cursos FLAGProfessional desenvolvem-se com graus de exigência extremamente elevados, tanto em carga horária (354h) como pela experiência dos formadores, o que obriga a uma total disponibilidade para o correto acompanhamento das matérias lecionadas, bem como dos projetos a realizar.