“Os porquês do Storytelling”, um breve vislumbre da Masterclass de Setembro com Miguel Satúrio Pires
Mais um artigo de opinião que te vais mostrar porque não deves faltar à Masterclass FLAG “Narrative Thinking & Strategic Storytelling”, nos dias 22 e 29 de Setembro, na FLAG Lisboa.
“Os porquês do Storytelling”
Todos temos histórias para contar. E são essas mesmas memórias e experiências partilhadas que traçam o nosso perfil e nos aproximam da comunidade, inevitavelmente estabelecendo uma relação de empatia e de identificação com público-alvo a que nos dirigimos.
Sendo das mais antigas e eficazes formas de comunicação, a narrativa e o storytelling, nos tempos mais remotos transmitidas de boca em boca, assumem-se hoje em dia como ferramentas essenciais na estratégia de qualquer empresa que pretenda não só criar laços identitários junto do receptor da mensagem, mas também entreter e cativar a sua audiência com histórias que hão-de perdurar na memória do colectivo.
Afinal de contas, vejamos que mais de metade das conversas que estabelecemos com os nossos interlocutores é ilustrada por histórias, sendo certo que lhes damos muito mais atenção do que a factos indiscutíveis. Porquê? Porque uma história bem narrada torna-se muito mais fácil de descodificar e memorizar. E o storytelling é precisamente o elemento de comunicação que nos liga às nossas raízes e nos oferece uma visão privilegiada do futuro, daí que explora uma série de sentimentos junto dos consumidores, sejam eles positivos ou negativos, mas sempre basilares para fomentar a identificação com a história contada.
Por isso mesmo, e também pelo facto de o público em geral procurar, sobretudo, experiências que lhes sejam comuns ao invés de publicidade pura e dura, há que contar histórias criadoras de empatias que nos entretenham e também que nos ensinem, narrando situações que todos vivemos no nosso dia-a-dia e estabelecendo ligações afectivas com o mundo que nos rodeia, desta feita através das marcas e dos produtos que consumimos e das empresas que nos prestam serviços.
Em jeito de resumo, resta dizer que a narrativa e o storytelling estimulam a imaginação e criam um sentido de pertença e ligação afectiva entre emissor e receptor, o que agiliza a transmissão da mensagem e fortalece a posicionamento de mercado de qualquer empresa ou corporação.
E vocês… também têm uma história para nos contar?
Masterclass FLAG “Narrative Thinking & Strategic Storytelling” (14h) | 22 e 29 de Setembro, das 10h às 18h | FLAG Lisboa (Early Bird até 01/SET)