FORMADORES FLAG, O QUE DIZEM… “O principal desafio é o de manter o interesse, a motivação e a participação”
Especialista de referência no mercado, e um dos formadores mais “aclamados” na área de Search Engine Marketing, Marco Gouveia relata-nos a sua experiência enquanto formador FLAG.
De que forma te tornaste formador FLAG?
MG: É uma estória curiosa! Há muitos anos que tinha o sonho de dar aulas porque queria transmitir a minha experiência na área do Search e enriquecer o nosso mercado com profissionais neste “nicho” e foi isso mesmo que disse ao Eduardo via email há sensivelmente 3 anos. Poucas horas depois respondeu-me para ir até à FLAG falar com ele ao final do dia. A realidade é que apesar de ter muitos anos de experiência na área de SEO, AdWords e Analytics e já ter tido a oportunidade de falar de todos estes temas em conferências nunca tinha dado aulas e depois desta conversa franca com o Eduardo e em menos de cinco minutos ficou fechado que ia dar Google AdWords daqui a pouco mais de um mês. Foi o tempo de tirar o Certificado de Competências Pedagógicas, acabei o curso num sábado e na 2ª feira já estava a dar aulas na FLAG até hoje.
Como é dar formação na FLAG?
MG: É excelente! Hoje em dia passo ai praticamente todas as “noites” a fazer uma das coisas que mais gosto: transmitir o meu conhecimento e experiência na área, num ambiente tranquilo, com boas infraestruturas e um staff sempre simpático e pronto a ajudar em qualquer questão, quer seja técnica ou administrativa.
Além de formador, quais são as tuas ocupações profissionais?
MG: Antes de ser formador na FLAG, já era diretor de Marketing Digital no Grupo Pestana e Consultor de Marketing Digital. Entretanto e com a experiência que adquiri enquanto formador e todo o feedback positivo que recebi dos alunos consegui chegar também a Google Regional Trainer.
Qual o maior desafio que já enfrentaste durante uma ação de formação, e como foi superado?
MG: Temos sempre desafios quando estamos a dar aulas! É necessário estarmos muito bem preparados e a par de todas as novidades, que são muitas, num ambiente de constante mudança como é o Digital. Mas para mim o principal desafio é o de manter os alunos interessados, motivados e participativos ao longo de todo o curso e acredito que essa é a chave para que eu goste tanto deles e vice-versa. Tenho construído excelentes relações dentro e fora da sala de aula com os alunos.
Já alguma vez um formando se tornou teu colega de trabalho? Como?
MG: Felizmente sim! Surgiu uma vaga para o meu departamento no Grupo Pestana e acabei por entrevistar alguns ex-alunos que vi que podiam vingar na área e a realidade é que todos eles se destacaram dos demais candidatos pelo conhecimento que tinham adquirido na Academia de Marketing Digital da FLAG que tem a vantagem de os munir de ferramentas e conhecimentos práticos, e não teóricos, que é exactamente o que as empresas procuram. Assim sendo contratei uma ex-aluna que trabalhou comigo durante praticamente dois anos. O tempo necessário para ganhar asas e hoje em dia desempenhar as mesmas funções que eu mas numa outra empresa.
Para além deste caso também já tive um estagiário no Grupo Pestana a quem estive a dar aulas numa outra edição da Academia de Marketing Digital da FLAG e colegas meus que querendo enriquecer os seus conhecimentos foram tirar o curso na FLAG e acabei por lhes dar aulas!
Sentes que já surgiram novas oportunidades profissionais pelo facto de seres formador na FLAG?
MG: Sem dúvida! Principalmente na área da consultoria porque existem muitos ex-alunos que acabam por me referenciar sempre que alguém manifesta interesse em otimizar o seu website ou fazer campanhas de Google AdWords.
Gostarias de deixar algum conselho a quem está a pensar frequentar formação na FLAG?
MG: Que passe do pensamento à prática. Não tenho dúvidas que a FLAG é o centro de formação com os melhores profissionais na área do Marketing Digital. Profissionais com muita experiência prática e não tanto académica que é exactamente aquilo que o mercado de trabalho tanto necessita! É um orgulho enorme para mim, e ainda deve ser maior para a FLAG, ver a quantidade de pessoas que tiveram aulas aqui e agora são gestores de campanhas Google AdWords nas maiores agências do país. Além do mais, este meu conselho é não só como formador mas como ex-aluno tendo em conta que em 2009 também tirei aqui o curso de FLAGProfessional Web Designer.
Marco Gouveia.
Formador de Marketing Digital.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marcogouveia