Formadores FLAG, o que dizem… “Partilhamos experiências reais e dicas práticas que fazem toda a diferença.“
Apaixonada pelo Digital, a formadora Ana André conta já com 7 anos de experiência tanto em agências como em anunciantes.
Atualmente, é no El Corte Inglés que desempenha a função de E-Commerce Fashion Coordinator. A sua elevada especialização em E-Commerce, Analytics, E-Mail Marketing, e domínio dos canais digitais em geral, trouxeram-na até à FLAG para partilhar os seus conhecimentos. 🙂
De que forma iniciaste a função de formadora na FLAG?
AA: Recebi um convite para fazer um Webcast sobre Email Marketing, e a partir daí a ligação com a FLAG foi crescendo e fui abraçando mais módulos ligados principalmente ao E-commerce, que é a minha área de especialização.
Como descreves essa vivência?
AA: É uma ótima experiência! É um desafio constante adaptar as matérias ao nível de experiência de cada turma, podemos partilhar com os alunos as últimas novidades do mercado e o nosso ponto de vista moldado pela experiência prática no “terreno”. Não é um tipo de ensino exclusivamente teórico – podemos partilhar experiências reais e passar algumas dicas práticas que fazem toda a diferença. Quanto mais partilhamos mais estamos a dar o nosso contributo para o próprio mercado crescer e se desenvolver. Para além disso, a equipa é super simpática e acolhedora, sentimo-nos parte de uma família feliz.
Além de formadora, quais são as tuas ocupações profissionais?
AA: Sou coordenadora de uma área de E-commerce do El Corte Inglés, e trabalho também na performance de meios digitais. Para além disso faço esporadicamente consultoria em alguns projetos digitais.
De que forma descobriste as tuas vocações profissionais?
AA: Na realidade comecei com uma licenciatura em Ciências da Comunicação e fui tentando trabalhar em várias áreas diferentes para perceber o que realmente gostava de fazer. Passei primeiro para o Marketing tradicional, depois para o Digital, depois mais especificamente para performance, e naturalmente descobri que a minha paixão é Digital em geral – mas E-commerce em particular pois o objetivo máximo do Digital é a conversão online.
Qual a importância que atribuis à atualização de conhecimentos e competências na área de Marketing Digital?
AA: Uma das vantagens de darmos formação é essa mesmo, temos que estar a par das últimas novidades e sempre atualizados, temos essa responsabilidade para com os nossos formando mas ao mesmo tempo é ótimo para nós enquanto profissionais. Muitas vezes temos a tendência de estar tão absorvidos pelo nosso trabalho diário que deixamos de estar tão atentos ao mercado nas áreas periféricas à nossa, e enquanto formadores, temos de estar sempre atentos para garantir a qualidade do conteúdo que lecionamos.
Como descreves o trabalho constante de um formador, no que concerne à adaptação do curso mediante cada público?
AA: A comunicação é sem dúvida o mais importante! É importante partilhar informação com os outros formadores para optimizar os conteúdos de cada módulo e é ainda mais importante pedir feedback aos formandos para podermos melhorar constantemente. Devemos tentar sempre perceber os objectivos de cada formando no início dos módulos para conseguir adaptar melhor os conteúdos aos interesses e experiência de cada turma, se não o conteúdo pode perder interesse e a mensagem não passa com a mesma eficácia.
Ana André
E-Commerce Fashion Coordinator @ El Corte Inglés Portugal
Formadora de Marketing Digital
https://www.linkedin.com/in/anaandre86