“Marketing Intelligence e Mad Math Men”, razões para não perderes a Masterclass de Outubro
Já espreitaste a Masterclass FLAG “Marketing Intelligence” agendada para o Outubro, mas estás indeciso se a deves fazer ou não?
Lê o artigo de opinião escrito pelo formador, e não terás dúvidas que esta é uma Masterclass a não perder!
“Marketing Intelligence e Mad Math Men”
No início havia os Mad Men. Mad vem da abreviatura de Madisson Avenue onde as principais agências tinham as suas sedes. A criatividade no seu apogeu. Depois surgiram os Math Men. O Math vem dos Cientistas de Dados que usam a matemática, a estatística e os analytics para analisar e tentar otimizar o Marketing. A próxima era é certamente dos Mad Math Men e do Marketing Intelligence.
Marketing Intelligence?
E se de repente alguém lhe pedisse para definir Marketing, o que respondia? Poucos Marketers têm uma resposta assertiva para dar. A minha definição de Marketing, ou “mercadologia”, é a ciência que garante a preferência do consumidor de maneira rentável.
Intelligence, ou Compreensão, é um conjunto de insights acionáveis que permitem tomar uma decisão ou desenvolver uma estratégia. Um Insight resulta da ligação de um conjunto de dados, cujo processamento nos dá a informação necessária para compreender um tópico, ou um problema.
Como consequência temos que o Marketing Intelligence é o conjunto de insights acionáveis que permite a tomada de decisão informada e/ou o desenvolvimento de estratégia e táticas que nos permitem garantir a preferência do consumidor pela nossa marca/produto/serviço de forma rentável.
Marketing Intelligence. Porquê?
Há umas décadas atrás era suficiente chamar a atenção para o nosso produto. O principal problema era dar a conhecer uma marca e levar o consumidor a experimentar. A qualidade do produto fazia o resto, assim como a publicidade para manter a marca no Top of Mind.
Com os anos difíceis, veio a necessidade de reduzir custos e otimizar os budgets de Marketing, que sofreram cortes significativos. Com a emergir do ecossistema Digital, onde é mais fácil monitorizar o comportamento do Consumidor, tornou-se crítico saber otimizar o investimento de Marketing, assim como interagir neste novo canal.
Hoje em dia, e cada vez mais no futuro, o ambiente competitivo é mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA). Num mundo hiperligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, com as Redes Sociais a amplificar a opinião do Social Consumer, nada é como dantes. Este Consumidor detentor de uma rede de contactos sociais alargada, que se baseia nas opiniões na forma de Ratings, Likes, Comentários, Endorsements dos seus pares, tem um poder sem precedente, capaz de derrubar marcas e empresas de um dia para o outro.
Marketing Intelligence!
É cada vez mais neste contexto que os Marketers vão exercer a sua profissão. Não é por acaso que é hoje a função com menor tempo de duração, ou seja, os Marketers estão a mudar de função mais rapidamente que qualquer outro membro executivo nas empresas. Para aumentar essa duração, ou seja, ter a capacidade de executar com êxito a sua função os Marketers precisam cada vez mais de compreender o seu ambiente competitivo na sua globalidade, seja no entender do Social Consumer, na otimização dos seus orçamentos, ou na criatividade para sobressair no meio de tanto ruído. É necessário que os Marketers sejam Mad Math Men… e para isso, precisamos de Marketing Intelligence!
Masterclass FLAG “Marketing Intelligence” (14h)| 20 e 21 de Outubro, das 10h às 18h | FLAG Lisboa (Early Bird até 22/SET)